16 de mai. de 2011

Plano Participativo Jovem

Essa semana foi um tanto quanto agitada fizemos uma exploração pelo bairro para os jovens conhecerem os outros núcleos, fomos no núcleo Lagoa e Heliópolis, mas quando chegamos lá os jovens já tinham ido embora o que deixou o grupo triste, porém eles puderam ver os trabalhos  dos jovens que estavam expostos.


Aquecimento: Como aconteceu a ambientação do grupo?
Por não haver tempo hábil para elaboração de uma dinâmica os jovens receberam a educadora de forma simples se apresentaram com nome e idade, logo após a educadora se apresentou e falou um pouco da ONG em que trabalha o que despertou a curiosidade dos jovens em conhecer o local.
 
Clareza da proposta: Os jovens demonstraram conhecer a proposta do dia de planejamento?
Os jovens já conheciam a proposta o que tornou um pouco repetitivo porque eles já vinham ouvindo o objetivo do programa a um bom tempo.
 
Participação: Quantos jovens estavam presentes e como foi a participação do grupo?
  Havia 17 jovens no encontro todos participaram de forma positiva, sendo muito receptivos com a educadora visitante.

Apropriação: Os jovens demonstraram conhecimento e apropriação do que é o PJU? É possível identificar interesses específicos do grupo?
Os jovens conhecem a proposta e aos poucos estão tomando propriedade da mesma, na atividade ficou muito mais claro que a participação deles é de grande importância para construção do programa.
 
Apresentação: Como aconteceu a apresentação da cesta de Atividades e Fundamentos do PJU? Como o grupo recebeu as informações?
No inicio os jovens estavam meio tímidos e não falaram muito. A educadora Talita dividiu a turma em subgrupos de seis jovens, leu um texto sobre uma forma de educação “ditadura” e o modo de trabalhar do CENPEC ao final perguntou como os jovens preferem trabalhar? Eles escolheram o modo CENPEC, após a escolha dos jovens foram distribuídas filipetas da seguinte forma: Azul -lugares que querer conhecer (explorações), Rosa- temas que querem debater (atividades), Amarela- Oficinas que gostariam de fazer (experimentações) Eles debateram no subgrupo o que fazer e depois em grupo desmembraram o que se encaixava ou não no Programa Jovens Urbanos.

Intercâmbio de profissionais: O que achou da ação acontecer dessa forma? O que os jovens falaram sobre isso?
 A experiência foi muito rica e significativa tanto pra educadores tanto para os jovens, para os educadores novos uma troca de experiência importantíssima e para os jovens desperta uma curiosidade sem tamanho em conhecer o outro território, os outros jovens e isso é muito bom, os jovens curtiram muito a atividade.






Um comentário:

  1. Esse dia nois falamos do PJU, teve varios debate,mais tudo acorreu bem,nois tiramos nossa duvidas mais foi legall.
    bjSS
    Marcinha!!!

    ResponderExcluir