24 de jul de 2011

Véspera de Feriado!

21/06 e 22/06
Véspera de feriado assistimos ao filme “Quase dois irmãos”
SINOPSE:Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas.
Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.

 Através daí falamos um pouco sobre a violência em nosso bairro e nossa cidade, sobre o filme e suas visões.
 
“Pessoas que perdem suas vidas, por um ideal que nem sempre é  melhor para si e para todos que o cercam. E claro a resposta dizendo que o mundo das drogas e violência só tem dois caminhos: morte ou cadeia.” 
Gabrielle

Educadora Dayse PJU-manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário